quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Estava atoa na vida, o meu amor me chamou, pra ver a banda passar... cantando coisas de amor."






Chico Buarque e Nara Leão interpretando "A Banda" ao final do II Festival da Música Popular Brasileira, no Teatro Record, em São Paulo, em 1966 


=====


"A Banda"

"A Banda" é uma canção composta e interpretada por Chico Buarque e que foi lançada no primeiro disco do cantor, o LP Chico Buarque de Hollanda, gravado em 1966 pela RGE. O disco ainda revela outros sucessos de Chico, entre eles "A Rita", "Tem mais Samba", "Pedro pedreiro", "Olê, Olá" e "Meu refrão".

Blog de moscanasopa : Mosca na sopa, "Estava atoa na vida, o meu amor me chamou, pra ver a banda passar... cantando coisas de amor."
O primeiro disco de  Chico Buarque, lançado em 1966 pela RGE, que incluia "A Banda"


A canção "A Banda" ganhou o II Festival de Música Popular Brasileira no mesmo ano de seu lançamento, que aconteceu nos meses de setembro e outubro no Teatro Record em São Paulo"A Banda" foi interpretada no festival por Chico Buarque e Nara Leão, dividindo o troféu Viola de Ouro de 1º lugar com a canção "Disparada", composição de Geraldo Vandré e Théo de Barros, e interpretrada por Jair Rodrigues, Trio Mariá e Trio Novo. O 2º lugar ficaria para a canção "De amor ou paz", composição de Luiz Carlos Paraná e Adauto Santos, e interpretação de Elza Soares.


Blog de moscanasopa : Mosca na sopa, "Estava atoa na vida, o meu amor me chamou, pra ver a banda passar... cantando coisas de amor."
Jair Rodrigues, Nara Leão e Chico Buarque, dividindo o troféu Viola de Ouro em 1966

Este empate não ficou bem esclarecido à época, causando protesto entre a platéia do festival que torcia por "Disparada", e além do trófeu, ambas dividiram um prêmio em dinheiro de mais de 12 mil dólares.

"A Banda" narra um episódio de uma banda musical que desperta a alegria da "gente sofrida" de uma cidade de interior descrita por Chico ao longo da canção. Logo após a sua vitória no festival, a música atingiu grande sucesso, vendendo 55 mil cópias em apenas quatro dias. Nara Leão também gravou "A Banda" em seu disco Nara, em 1967 pela gravadora Philips.



O LP de Nara Leão, de 1967, com a canção "A Banda"

A letra
"A Banda" - Chico Buarque de Hollanda
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry