terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O duro conselho de um pai... a vida, o mundo é um moinho!



Cazuza interpreta de maneira belíssima o samba canção "O mundo é um moinho", composição de grande sucesso do sambista Cartola.







O samba canção "O mundo é um moinho", composição exclusiva de Cartola, foi gravado no seu segundo álbum Cartola II em 1976 pelo selo independente Discos Marcus Pereira.







O LP Cartola II, segundo álbum do músico carioca, foi muito bem recebido pelos críticos musicais da época, e reuniu grandes sucessos e belíssimas composições e interpretações de Cartola... entre estas "As rosas não falam" e "O mundo é um moinho", nas quais, Cartola contou com o acompanhamento ao violão do então, jovem compositor e sambista carioca Guinga. Outras canções de destaque deste disco são "Preciso me encontrar", composição de Candeia, "Peito Vazio", composição de Cartola e Elton Medeiros, e outras duas composições do próprio Cartola, "Sala de recepção" e "Ensaboa", interpretadas no disco com a cantora Creusa, que era sua filha adotiva, de seu primeiro casamento com Dona Deolinda.



A revista Rolling Stone divulgou uma lista em 2007, dos 100 maiores discos da Música Brasileira, na qual esse disco, Cartola II ocupou a 8ª posição do rancking.



Muitos dizem que a canção "O mundo é um moinho" é uma composição em que Cartola deixa um recado, "uma bronca" à sua enteada Regina, filha de Dona Zica, porque a jovem queria "ganhar o mundo"... outros defendem que a canção já seria para a jovem Creusa, filha adotiva de Cartola e Dona Deolinda, sua primeira esposa... uma filha de Creusa, depois do seu falecimento, contou em entrevista, que a mãe era muito namoradeira, e Cartola, na função de pai adotivo se preocupava muito com a jovem. Se foi uma bronca, se foi para Regina ou para Creusa, não importa, o que importa é que foi um belo conselho de pai... e ainda, sabe-se que esta era a canção preferida do pai de Cartola, "seu" Sebastião Joaquim de Oliveira.



Cartola  e dona Zica, sua esposa




Este samba canção de Cartola também foi gravado por Ney Matogrosso, Beth Carvalho, além de Cazuza e do próprio Cartola.




A LETRA

“O mundo é um moinho” - Cartola

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida 
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar


Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és


Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó


Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry