domingo, 7 de fevereiro de 2016

RE-GRAVAÇÕES: "Sob Medida"... Chico fez para elas... e canta e compõe como se fosse, elas!!!



   


Chico Buarque tem uma particularidade que poucos compositores tem... compõe na pessoa do "eu lírico" feminino, retratando temas a partir do ponto de vista das mulheres com notória qualidade poética e muita beleza...



...esse estilo próprio de Chico é adaptado em "Com açúcar e com afeto" canção composta para Nara Leão; o compositor continuou nessa linha com outras belas canções como "Olhos nos Olhos" e "Teresinha", gravadas por Maria Bethânia, "Atrás da Porta", interpretada por Elis Regina, e "Folhetim", com Gal Costa, "Iolanda" (versão adaptada de letra original de Pablo Milanés), num dueto com Simone, "Anos Dourados" – um clássico feito em parceria com Tom Jobim para a minissérie de mesmo nome e "O Meu Amor" para a peça "Ópera do Malandro" interpretada por sua então esposa, Marieta Severo e também por Elba Ramalho, sendo que, para essa última cantora, ainda fez "Palavra de Mulher".









      E a canção "Sob Medida" não fica fora desta lista, composta por Chico Buarque para o filme "República dos Assassinos" de Miguel Faria Junior, de 1979. A canção foi gravada inicialmente por Fafá de Belém no LP "Estrela Radiante", também em 1979, atingindo muito sucesso.








     Esta capacidade de Chico em compor na pessoa do "eu lírico" feminino é tão clara, que a própria Fafá declarou 25 anos depois de gravar a canção “Sob Medida”, nos encartes do seu CD lançado em 2004, "Tanto Mar, Fafá de Belém canta Chico Buarque":


"Gravei 'Sob Medida' há 25 anos, 
no mesmo tom e com o Raul (Mascarenhas). 
É a minha cara! 
Foi composta para o filme 'República dos Assassinos', 
mas poderia perfeitamente ter sido feita para mim!"
- Fafá de Belém





A Letra
"Sob Medida" (Chico Buarque)

Se você crê em Deus
Erga as mão para os céus
E agradeça
Quando me cobiçou
Sem querer acertou
Na cabeça
Eu sou sua alma gêmea
Sou sua fêmea
Seu par, sua irmã
Eu sou seu incesto
Sou perfeita porque
Igualzinha a você
Eu não presto
Eu não presto

Traiçoeira e vulgar
Sou sem nome e sem lar
Sou aquela
Eu sou filha da rua
Eu sou cria da sua
Costela
Sou bandida
Sou solta na vida
E sob medida
Pros carinhos seus
Meu amigo
Se ajeite comigo
E dê graças a Deus

Se você crê em Deus
Encaminhe pros céus
Uma prece
E agradeça ao Senhor
Você tem o amor
Que merece 



No caso de "Sob Medida", esta intenção de Chico Buarque é tão explícita que acaba motivando outras cantoras brasileiras a interpretar e gravarem esta belíssima canção, e foram, entre elas, Maria Bethânia, Simone, Tania Alves, e Isabella Taviani... cada uma a seu jeito e arranjo, mas nenhuma deixando a desejar... confiram!




=====



Sob Medida - Maria Bethânia






=====


 Sob Medida - Simone






=====



Sob Medida - Isabella Taviani

Um comentário:

  1. Belíssimas interpretações para uma música forte, que exige personalidade. Adoro as letras do Chico!

    ResponderExcluir

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry